Páginas noticias da Saúde

quinta-feira, 19 de maio de 2011

HGF realiza mutirão de dor de cabeça no sábado











Ação atenderá pacientes do SUS em fila de espera por assistência neurológica
No dia 21 de maio, o Hospital Geral de Fortaleza, HGF, realiza mutirão de atendimento neurológico contra cefaleia, a popular dor de cabeça. A ação desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), com o apoio da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), visa diminuir a fila de espera por esse tipo de assistência.

A participação no Mutirão requer a apresentação de um documento de identificação com foto e uma solicitação de atendimento neurológico para dor de cabeça, expedida por médicos ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado no Hospital Geral de Fortaleza, o evento contará com 15 médicos neurologistas, além de profissionais de outras especialidades. Os primeiros 100 pacientes serão atendidos no local, os demais serão cadastrados para posterior assistência no hospital.

As dores de cabeça ou cefaleias (seu nome científico) são caracterizadas por sensação dolorosa na cabeça, face e pescoço. Responsável por acometer mais de 93% da população mundial em algum momento da vida, a cefaleia pode se manifestar em cerca de 300 diferentes tipos. No Brasil, é o principal fator responsável encaminhamentos para atendimento neurológico. Dentre os tipos mais comuns figuram as cefaleias tensional, crônica, em salvas e a temida enxaqueca.

O Mutirão de Atendimento contra Dor de Cabeça deve abranger oito estados do País: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia.


Serviço
Mutirão de Atendimento contra Dor de Cabeça
Data: 21 de Maio
Horário: a partir das 08h
Local: Hospital Geral de Fortaleza – Setor de Ambulatórios – Ilha da Neurologia
Endereço: Rua Ávila Goulart – 900, Papicu

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fórum microrregional de Conselheiros de Saúde de Sobral


No dia 14 de abril de 2011 aconteceu a 1ª Reunião do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde da 11ª CRES. O encontro foi na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia na cidade de Sobral-Ceará e pode contar com um total de 102 conselheiros de saúde da microrregional. O assunto de pauta foi sobre as Conferências municipais de saúde, momento impar de preparar os conselheiros e secretários executivos de organizarem suas conferências e fazer o relatório final das propostas para serem entregue até dia 20 de julho no Conselho Estadual de Saúde.