Páginas noticias da Saúde

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde.

No dia 03 de agosto de 2011 na cidade de Sobral, na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia acontecerá a 2ª Reunião do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde. A pauta da reunião será sobre Consórcio Público, Secretaria Executiva e Eleição da Mesa Coordenadora do Fórum. No encontro teremos um total de 100 (cem) conselheiros representando toda a Microrregional. Para o total sucesso da 2ª Reunião do fórum de 2011, é necessário a presença de todos para o fortalecimento do controle social no SUS.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Estudantes de medicina em Cuba realizam semana da saúde em Sobral

Trinta estudantes brasileiros da Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba (ELAM), 23 deles cearenses, participam de 1º a 5 de agosto da Semana de Saúde Cuba-Ceará. A abertura será realizada na segunda-feira, 1º, às 8h30min, no Auditório da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia , na Avenida John Sanford, 1320, Junco, em Sobral. A semana é realizada pela Associação dos Brasileiros Estudantes de Medicina em Cuba (ABEMEC), com apoio da Secretaria da Saúde do Estado e da Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral.

Durante cinco dias, os estudantes realizarão trabalho de campo em Sobral. As aulas práticas serão realizadas em unidades básicas de saúde, com o acompanhamento dos principais problemas de saúde das comunidades. A programação também prevê a realização de palestras sobre gravidez na adolescência, DST/Aids, Programa Saúde da Família (PSF), visita ao Centro de Atenção Psico-Social (CAPS), Centro de Epidemiologia e Zoonoses, Trevo de Quatro Folhas e ao COAS. Os estudantes ainda promoverão um ato de solidariedade a Cuba, na Praça Cubas, na quarta-feira, dia 3, às 17 horas.

A Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba recebe estudantes carentes de toda a América Latina, com o objetivo de fazê-los retornar, já formados, às suas comunidades de origem, para atuar como médicos. Na ELAM, os estudantes são bolsistas do governo cubano e recebem os estudos, livros, moradia, alimentação e material de didático.

Todos os anos, no período de férias de julho a agosto, os acadêmicos brasileiros da ELAM  realizam as Brigadas Estudantis de Saúde (BES) no Brasil, com apoio de governos estaduais, prefeituras municipais, partidos políticos e organizações não-governamentais. Eles já estiveram conhecendo a realidade da situação de saúde e promovendo atividades prevenção e promoção no Acre, Amazonas, Ceará, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina,  Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Sesa alerta sobre vacinação no Dia Mundial de Combate às Hepatites


As pessoas com até 24 anos devem se vacinar contra hepatite B. A conscientização é o foco do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, em 28 de julho, instituído pela Organização Mundial de Saúde para reforçar a prevenção e o controle da doença. Este ano, a Secretaria da Saúde do Estado promoveu com os municípios a intensificação da vacinação durante as campanhas de imunização contra a influenza e a poliomielite, para realizar a primeira e segunda doses, e fará nova intensificação em outubro, para aplicação da terceira dose. Neste sábado, dia 30 de julho, um posto de vacinação funcionará na sede da Sesa, na Avenida Almirante Barroso, 600 Praia de Iracema, para imunizar contra hepatite B pessoas na faixa etária até 24 anos e, contra sarampo, caxumba e rubéola, para menores de sete anos.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de dois bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus da hepatite B. No mundo, são cerca de 325 milhões de portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões da hepatite C. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que pelo menos 70% da população já teve contato com o vírus da hepatite A e 15% com o vírus da hepatite B. Os casos crônicos de hepatite B e C devem corresponder a cerca de 1,0% e 1,5% da população brasileira, respectivamente.

As hepatites B e C são doenças virais caracterizadas pela inflamação no fígado e causadas pelo vírus da hepatite B (VHB) e o vírus da hepatite C (VHC). Ambas ocorrem como infecções que podem ou não apresentar sintomas. Os vírus das hepatites B e C são transmitidos por via sexual, transfusão de sangue, hemodiálise, transmissão vertical (mãe-filho), seringas ou aparelhos perfurocortantes contaminados, como equipamentos odontológicos e materiais utilizados para tatuagem e piercing. Lâminas de barbear e de manicure e pedicure estão entre os materiais que necessitam ter seu uso individualizado.

O Ministério da Saúde publicou no dia 18 de julho portaria instituindo o novo protocolo de tratamento para a hepatite C. As novas regras preveem a ampliação do uso de interferon peguilado – mais confortável para o paciente que a apresentação convencional -, a dispensa de biópsia prévia para início do tratamento em alguns casos e a simplificação do processo para autorizar a prorrogação do tratamento.

Na prática, a medida permite mais agilidade para indicar o prolongamento de tratamento. O texto anterior, publicado em 2007, garantia a extensão do uso do interferon desde que houvesse aprovação do Comitê Estadual de Hepatites Virais. Agora, o médico que acompanha o paciente já pode prescrever a continuidade do tratamento, de acordo com os critérios estabelecidos no documento.

Em 2009, o Ceará notificou 933 casos de hepatites virais. Naquele ano foram vacinadas mais de dois milhões de pessoas na faixa etária entre zero e 19 anos e 979 mil deixaram de se vacinar. No SUS, o teste de hepatite é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que realiza o exame do material coletado pelos municípios. Mas qualquer pessoa pode solicitar a realização do teste no Lacen. Em Fortaleza, o Lacen funciona na Avenida Barão de Studart, 2405, Aldeota.

Casos notificados da doença no Ceará

Casos notificados
2002
2003
2004
2005
2006
2008
2009
Hepatites virais
(todos os tipos)
1.115
511
670
1.437
1.178
1.410
933
Hepatite A
878
414
541
1.093
977
853
486
Hepatite B
127
80
88
335
148
146
187
Hepatite C
131
70
109
139
53
65
129

terça-feira, 12 de julho de 2011

O Ceará concluirá até o dia 19 de julho a etapa municipal da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011. As 184 conferências municipais de saúde, que começaram a ser realizadas em 11 de maio, elegerão 1.496 delegados à etapa estadual. A VI Conferência Estadual de Saúde ocorrerá em Fortaleza, de 20 a 23 de setembro, e elegerá 120 delegados à etapa nacional.

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, participou de diversas conferências municipais, entre elas em Mulungu, Crato, Iguatu e Aracoiaba. Nas conferências municipais, ele apresenta a situação da saúde no Ceará, incluindo as ações e números do SUS no Estado e a estruturação da nova rede de assistência à saúde, com a construção de 22 policlínicas regionais, 18 Centros de Especialidades Odontológicas regionais e cinco hospitais. Em todas as conferências municipais há a participação de representantes da Seda e de assessores do Cesau.

Convocada por decreto da presidente Dilma Rousseff, a 14ª Conferência Nacional de Saúde objetiva discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e o eixo “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, a 14ª Conferência vai debater e aprovar em suas três etapas propostas sobre política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social; e gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

Os documentos orientadores para a 14ª Conferência Nacional de Saúde em todas as suas etapas estão disponíveis no endereço www.conselho.saude.gov.br/14cns.
Veja a seguir as datas das conferências municipais.
Data Município
12 Poranga
12 Canindé
12 Uruburetama
13 Itapipoca
13 Ararendá
13 Aquiraz
13 Deputado Irapuan Pinheiro
14 Tururu
14 Alto Santo
14 Nova Russas
14 Moraujo
15 Cariré
15 Fortaleza
15 Novo Oriente
15 Ibaretama
15 Miraíma
15 Quiterianopolis
19 Quixeré
19 Quixeramobim
19 Umirim

XXVII Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde

O vice-presidente do CONASS na região Nordeste e também secretário de estado do Ceará, Raimundo Arruda Bastos, participou nesta segunda (11) da mesa – Valorização, qualificação e fortalecimento da Atenção Básica - durante o XXVII Congresso do Conasems. O secretário fez um breve histórico sobre a Atenção Básica, sobre a evolução do Programa da Saúde da Família (PSF) e falou da importância dos agentes comunitários da saúde na Atenção Básica.
Para o secretário, a saúde vive um momento importante e o encontro é uma ótima oportunidade para debater sobre o fortalecimento da Atenção Básica, além das novas pactuações junto com Ministério da Saúde.
Segundo ele, os resultados no Ceará são positivos com a Estratégia Saúde da Família e a participação dos agentes comunitários na Atenção Primária à Saúde. “Houve uma redução da mortalidade infantil. Em 1994, quando surgiu o PSF, a Taxa de Mortalidade Infantil no Ceará era de 50 por mil crianças nascidas vivas. Em 2009 ficou em 15,5”, ressaltou.
Na apresentação Bastos destacou o compromisso de valorizar os profissionais da atenção primária e promover os agentes comunitários. “Desde abril de 2008 os agentes passaram a ter vínculo com a Secretaria da Saúde do Estado e recebem contracheques da Sesa”, destacou.

Assessoria de Comunicação do Conass

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Lançamento da campanha de vacinação contra a raiva será sexta-feira, 1

A partir deste sábado, 2, os donos de cães e gatos têm um compromisso com a saúde dos seus animais e com a saúde pública. Começa e vai até o dia 6 de agosto a campanha nacional de vacinação contra a raiva. Para mobilizar e levar o maior número de animais aos pontos de vacinação, a Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria da Saúde de Fortaleza lançam a campanha nesta sexta-feira, 1º de julho, às 8h30min, na Praça Jonas Gomes de Freitas, ao lado do North Shopping.

Até o final da campanha, o Ceará realizará a primeira etapa de imunização de cães e gatos, em 84 municípios considerados de risco de raiva, com aplicação de um milhão de doses. A primeira etapa da campanha de vacinação contemplará os municípios com registro de casos de raiva canina, felina e humana nos últimos três anos, testes positivos para raiva em morcegos em áreas urbanas e municípios vizinhos a áreas de risco.

A vacina antirrábica não tem contraindicações e os donos devem levar para vacinar os gatos e cães a partir dos dois meses de vida, inclusive fêmeas prenhes, evitando vacinar animais doentes. No dia de mobilização, em 2 de julho, os municípios serão responsáveis pela distribuição dos postos de vacinação. A orientação da Secretaria da Saúde do Estado é de vacinar o maior número de animais possível nessa data. Depois, até o dia 6 de agosto, as secretarias municipais de saúde manterão postos de vacinação para imunizar os animais não vacinados.

Em 2010, a campanha de vacinação foi suspensa em todo o país depois de mortes e reações adversas em cães e gatos que haviam sido vacinados. O governo federal decidiu suspender o uso da vacina fabricada pelo laboratório Bio-Vet e usada pela primeira vez em uma campanha nacional contra raiva. Este ano, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será o fornecedor de 32 milhões de doses que o Ministério da Saúde irá distribuir às secretarias estaduais de Saúde ainda em maio.

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. Em 20 anos, entre 1990 e 2010, o Ceará registrou 43 óbitos em consequência da raiva humana. No ano passado foram dois casos. A partir do ano 2000, foram 14 mortes em 10 municípios: Fortaleza (3), Caucaia (3), Pindoretama, Maracanaú, Umirim, Tururu, São Luis do Curu, Camocim, Ipu e Chaval. Cães foram os transmissores do vírus da raiva em 11 desses óbitos. Nos outros três casos, o transmissor foi o sagüi, também conhecido como soim.
A partir deste sábado, 2, os donos de cães e gatos têm um compromisso com a saúde dos seus animais e com a saúde pública. Começa e vai até o dia 6 de agosto a campanha nacional de vacinação contra a raiva. Para mobilizar e levar o maior número de animais aos pontos de vacinação, a Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria da Saúde de Fortaleza lançam a campanha nesta sexta-feira, 1º de julho, às 8h30min, na Praça Jonas Gomes de Freitas, ao lado do North Shopping.

Até o final da campanha, o Ceará realizará a primeira etapa de imunização de cães e gatos, em 84 municípios considerados de risco de raiva, com aplicação de um milhão de doses. A primeira etapa da campanha de vacinação contemplará os municípios com registro de casos de raiva canina, felina e humana nos últimos três anos, testes positivos para raiva em morcegos em áreas urbanas e municípios vizinhos a áreas de risco.

A vacina antirrábica não tem contraindicações e os donos devem levar para vacinar os gatos e cães a partir dos dois meses de vida, inclusive fêmeas prenhes, evitando vacinar animais doentes. No dia de mobilização, em 2 de julho, os municípios serão responsáveis pela distribuição dos postos de vacinação. A orientação da Secretaria da Saúde do Estado é de vacinar o maior número de animais possível nessa data. Depois, até o dia 6 de agosto, as secretarias municipais de saúde manterão postos de vacinação para imunizar os animais não vacinados.

Em 2010, a campanha de vacinação foi suspensa em todo o país depois de mortes e reações adversas em cães e gatos que haviam sido vacinados. O governo federal decidiu suspender o uso da vacina fabricada pelo laboratório Bio-Vet e usada pela primeira vez em uma campanha nacional contra raiva. Este ano, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será o fornecedor de 32 milhões de doses que o Ministério da Saúde irá distribuir às secretarias estaduais de Saúde ainda em maio.

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. Em 20 anos, entre 1990 e 2010, o Ceará registrou 43 óbitos em consequência da raiva humana. No ano passado foram dois casos. A partir do ano 2000, foram 14 mortes em 10 municípios: Fortaleza (3), Caucaia (3), Pindoretama, Maracanaú, Umirim, Tururu, São Luis do Curu, Camocim, Ipu e Chaval. Cães foram os transmissores do vírus da raiva em 11 desses óbitos. Nos outros três casos, o transmissor foi o sagüi, também conhecido como soim.

Laboratório



Nesta quinta-feira, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos inaugurou o Laboratório de Diagnóstico da Raiva, que funciona dentro do Laboratório Central de Saúde Pública, unidade da rede estadual. Com o novo laboratório, o Lacen assume o diagnóstico de raiva em animais que trazem risco de transmissão da raiva, como cães, gatos, saguis, raposas. Antes, o exame era realizado pelo laboratório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e agora faz apenas diagnóstico de raiva em animais de grande porte.

A melhor maneira de evitar a raiva em humanos é a prevenção. Além da vacinação dos animais domésticos, as secretarias de saúde dos municípios devem ser acionadas para capturar os animais de rua que podem portar a doença. Nas cidades, a presença de morcegos deve ser notificada aos departamentos de zoonoses. Em caso de cão raivoso, há uma mudança comportamental que chama bastante a atenção. Um cão dócil começa a atacar todas as pessoas sem motivo, rejeita inclusive a alimentação. Começa também a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono.