Páginas noticias da Saúde

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Corrida e blitz marcam, no Ceará, o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Sex, 26 de Agosto de 2011 13:17





No Ceará, o Dia Nacional de Combate ao Fumo 29 de agosto, será marcado por ações de alerta e prevenção feitas no domingo, 28, e segunda-feira, 29. “Respira, Fortaleza: uma corrida pela saúde” é o tema da Corrida Cearense contra o Fumo 2011. Este ano a corrida vai aliar a prática esportiva e o turismo cultural no Centro de Fortaleza, com o objetivo de alertar a população sobre os danos físicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais causados pelo tabaco e, ao mesmo tempo, promover passeio cultural por monumentos e praças arborizadas. A largada da corrida será na Praça do Ferreira, às 7 horas do domingo, com concentração dos corredores às 6 horas. A corrida é promovida pela Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, com apoio da Secretaria da Saúde do Estado. Os competidores receberão medalhas pela participação.

Na segunda-feira, das 11 às 16 horas, o Núcleo de Atenção Primária da Sesa fará uma blitz informativa no Shopping Benfica, na Avenida Carapinima, 2.200. Quem circular pelo shopping receberá panfletos com informações sobre os perigos do cigarro para a saúde. Para mudar hábitos e ter uma vida saudável, os fumantes poderão trocar a carteira de cigarros por uma barra de cereal. Os tecnícos da Sesa também farão medição de Pressão Arterial. A hipertensão e o btabagismo são fatores de risco, principalmente, para doenças cardiovasculares e respiratórias.


50 doenças


O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo e a segunda maior causa de morte, após a hipertensão. Atualmente, mata um em cada dez adultos. O número de mortes provocados pelo cigarro chega a 5 milhões por ano em todo o mundo. O tabagismo, doença provocada pela dependência da nicotina, causa também 50 diferentes doenças, entre elas as cardiovasculares, respiratórias e o câncer. No Brasil, o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA) estima que cerca de 200 mil mortes por câncer a cada ano são causadas pelo tabagismo. Chamam a atenção no país os dados a respeito de câncer de pulmão, de boca, de laringe e de esôfago. De acordo com levantamento divulgado pelo INCA, o câncer de pulmão está em terceiro lugar no ranking de incidência em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colo de útero. Estudos mostram que 95% dos cânceres de pulmão são desenvolvidos em pacientes com histórico de fumo.


Dados da Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, realizada entre 2006 e 2010, mostram que a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, que em geral fumam mais, o número caiu de 20,2% para 17,9%, sendo, por isso, mais expressivo que entre mulheres: o índice continua estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade (zero a oito anos de estudo) fumam mais, com taxa entre 18,6%, em relação às pessoas mais escolarizadas (12 anos ou mais de estudo), em que o índice de fumantes é de 10,2%. Entre os jovens estudantes de segundo grau, entre 2000 e 2009, as taxas de tabagismo diminuíram de 28% para 17,2%.


A previsão é de que, somente neste ano, o câncer de pulmão atinja 27.630 brasileiros: 17.800 homens e 9.830 mulheres. A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, da OMS, é o principal instrumento mundial de controle do tabaco. Em vigor desde 2005, é um tratado internacional pelo qual seus mais de 170 signatários se comprometem a adotar legislações restritivas e reguladoras da produção, distribuição, propaganda, preço, acesso e consumo do tabaco. A Assembleia Mundial de Saúde criou o Dia Mundial sem Tabaco em 1987 para chamar a atenção de todo o mundo para a epidemia do tabaco e seus efeitos letais.



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Conferências Municipais de Saúde/2011


A 11ª Cres/Sobral esteve presente em todas as Conferências Municipais de Saúde, acompanhando, monitorando e assessorando as programações locais.
 
Relação dos municípios da 11ª Cres com as datas das Conferências 2011. Atualizado em 11/07/2011.