Páginas noticias da Saúde

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fortaleza está 'no limite' de epidemia de dengue, diz coordenador

Fortaleza registra 3,6 mil casos confirmados da doença neste ano.
Situação é 'preocupante' e prefeitura traça estratégia de combate à doença.

André Teixeira Do G1 CE

Fortaleza está "no limite" para se ter uma edemia de dengue em 2012 de acordo com o coordenador de epidemiologia da prefeitura de Fortaleza, Antônio Lima. De acordo com o coordenador, Fortaleza confirmou neste ano 3.684 casos de dengue até a quarta-feira (25), um aumento de 18% em relação à semana anterior.

Ainda de acordo com o Antônio Lima, foram notificados nesta semana mais 2 mil casos de suspeitas de dengue. No total, 7.034 mil pessoas notificaram suspeita de dengue na capital cearense em 2012. Para Antônio Lima, a cidade está em uma "situação preocupante".

saiba mais

· Ceará tem mais de cinco mil casos de dengue registrados em 2012

"A situação é preocupante, estamos no limite de uma epidemia da doença", diz. O coordenador de epidemiologia de Fortaleza explica que a epidemia se dá quando o número de casos confirmados ultrapassa a média dos últimos 10 anos. Segundo Antônio Lima, a atual situação de Fortaleza é de "canal de epidemia", quando os índices estão próximo da média dos últimos 10 anos.
Em Fortaleza, quatro pessoas morreram por dengue neste ano. E Juazeiro do Norte, no interior do estado, também há um surto da doença. Uma criança morreu de dengue na cidade. Apesar dos dados "preocupantes", a prefeitura de Fortaleza lembra que o índice está abaixo dos números no mesmo período do ano passado. Até abril de 2011, Fortaleza havia confirmado 1.553 casos.
Precauções
As secretarias de saúde de Fortaleza e do estado se reuniram nesta semana para traçar estratégias de combate à dengue na capital cearense. Segundo Antônio Lima, a prefeitura vai intensificar o combate a focos da dengues nos bairros e os postos de saúde vão realizar atendimento no período da noite durante a semana

Lançamento da campanha contra gripe no Ceará será dia 4 de maio

Com a meta de imunizar o mínimo de 80% das crianças menores de dois anos, dos trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimento para gripe, das gestantes, dos indígenas e dos idosos a partir de 60 anos, que no Ceará somam 1.312.787 habitantes, começa neste sábado, 5 de maio, Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra Influenza 2012. O lançamento da campanha será um dia antes. No dia 4 de maio, às 8 horas, a Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde farão o lançamento da campanha no Centro de Saúde Paulo Marcelo, Rua 25 de Março, 607. O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações por infecções pelo vírus da influenza na população que precisa de mais proteção.

A Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de saúde mobilizarão 27.080 pessoas e 2.002 veículos no dia D da vacinação, em 5 de maio. Funcionarão 1.693 postos fixos de vacinação, que incluem unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Haverá, ainda, 7.320 postos volantes, que farão a vacinação em domicílio de pessoas acamadas. Durante a campanha serão também oferecidas a vacina pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas pelo pneumococo, intensificação da imunização contra hepatite B para a faixa etária até 29 anos e vacina dupla adulto, contra difteria e tétano.

Estudos demonstram que a vacinação contra influenza pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%. A população alvo da campanha será imunizada com a vacina trivalente, que protege contra influenza B (gripe sazonal), influenza A (H3N2) e influenza A (H1N1).

A vacinação é anual devido à característica mutante dos vírus da influenza, que apresentam diversidade a cada ano. A vacinação de mulheres grávidas contra a influenza é segura em qualquer idade gestacional. A vacinação contra o vírus influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e o lactente. Estudo realizado demonstrou que os lactentes de mães vacinadas contra a influenza apresentaram menos casos da doença. Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas, embora em idosos os níveis de anticorpos possam ser menores. Os níveis declinam com o tempo A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente 1 ano, motivo de ser anual.

A vacina só não deve ser administrada em pessoas com história de alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, pessoas que apresentaram reações alérgicas graves a doses anteriores e portadores de doença. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a melhora do quadro. Para pessoas com histórico de patologias neurológicas, tais como a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre o risco-benefício da vacina.

Tipo específico de malária, comum na África, apresenta resistência a medicamentos, diz estudo

 
Anopheles: mosquito transmissor da malária
Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil


Brasília – Um estudo, divulgado na publicação de saúde Malaria Journal, mostra que o mosquito transmissor da malária na África apresenta, em testes de laboratório, resistência a medicamentos fortes disponíveis. O alerta dos especialistas é que há ameaças de perda de eficácia dos tratamentos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 655 mil pessoas morreram em 2010 por malária, que é a quinta principal causa de morte nos países subdesenvolvidos.

Especialistas britânicos observaram que o parasita Plasmodium falciparum resiste ao Artemeter (medicamento utilizado no combate à malária). Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 28 pacientes contaminados. Em 11 casos, houve resistência ao medicamento.

Os pacientes examinados contraíram a doença durante viagem a países africanos. A região que mais sofre com a malária é a África Subsaariana. Para os pesquisadores, a resistência ao tratamento foi causada por mutações genéticas no parasita, transmitido por picadas de mosquitos infectados.

O parasita Plasmodium falciparum é responsável por 90% das mortes por malária. Na África Subsaariana, ocorrem 90% das mortes por malária ocorridas anualmente em todo o mundo. Em Moçambique ontem (26), foi localizado o corpo do brasileiro Marcelo Tosin Furlanneto, de 23 anos, em Lamego, na província de Sofala, na região central do país.

A suspeita, segundo os investigadores, é que Furlanneto tenha morrido em decorrência de complicações causadas pela malária. De acordo com amigos do brasileiro, ele se queixou de dores de cabeça nos dias anteriores à sua morte. O corpo dele deve ser transportado amanhã (28) para o Brasil.
Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Apenas 13% dos hipertensos seguem dieta para controlar a pressão


Daniel Mello

Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Apenas 13,5% dos pacientes hipertensos conseguem seguir a dieta necessária para controlar a pressão arterial, segundo levantamento do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor). A pesquisa feita com 949 pacientes da instituição paulistana indicou que apenas esse pequeno percentual ingeria somente quantidade máxima de sal permitida.

A verificação, feita com base em exames de urina, indicou uma diferença entre o que os pacientes declaravam e o que realmente faziam. Segundo o diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do InCor, Luiz Bortolotto, como os pacientes eram acostumados a consumir grandes quantidades de sal diziam estar ingerindo pouco do alimento, quando, na verdade extrapolavam o recomendado.

Com os resultados, o médico explica que os pacientes são encaminhados para nutricionistas que ajudam na elaboração da dieta. De acordo com Bortolotto, uma pessoa deve consumir no máximo 5 gramas de sal dia, o equivalente a três colheres de café, incluindo não só o sal adicionado às refeições, mas o presente em alimentos industrializados. Por isso, o médico ressalta que o paciente deve “usar menos sal no preparo da comida e, se possível, raramente ou nenhum alimento processado”.

Bortolotto alerta ainda que o consumo excessivo de sal pode contribuir para o aparecimento da pressão alta, em especial em pessoas com histórico familiar da doença. A hipertensão aumenta, segundo o médico, o risco de derrame cerebral, “que é a principal causa de morte no Brasil”. Além disso, a pressão descontrolada também eleva a possibilidade de infarto e insuficiência renal. Consequências que podem ser evitadas. “Para isso é fundamental que, primeiro, os hipertensos conheçam sua condição e, segundo, mantenham-se em tratamento para o resto de suas vidas”, destaca o médico.

O InCor faz amanhã (26), no Dia Nacional de Combater à Hipertensão, uma campanha para conscientizar a população sobre os riscos da doença. Entre as 9h e as 17h, médicos e nutricionistas do hospital farão medição de pressão arterial e orientação nutricional na sede da instituição, na Avenida Dr. Enéas de Carvalho, zona oeste paulistana.
Edição: Rivadavia Severo

Proporção de mortes por malária é maior fora da Amazônia

Carolina Pimentel

Repórter da Agência Brasil


Brasília – Apesar de a Amazônia responder por 99% dos casos de malária no Brasil, dados sobre a doença chamam a atenção em outros estados do país. Isso porque a proporção de mortes por malária fora da Amazônia é maior em comparação à do Norte do país, onde a doença é considerada endêmica.

Em 2011, a cada grupo de 1.000 casos identificados na Amazônia foi registrada menos de uma morte. Fora da região amazônica, a taxa de letalidade foi 21 mortes para 1.000 casos, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Em números absolutos, as mortes por malária na região amazônica são superiores.

O diagnóstico tardio é o grande vilão da alta taxa de letalidade em localidades onde a doença não é vista como ameaça. Por não ser comum em regiões do país afastadas da Amazônia, como no Sudeste e Sul, os sinais da malária passam despercebidos pelos médicos ou são confundidos com os de outras doenças, como a dengue e a gripe. “Os próprios profissionais não reconhecem como suspeita de malária”, alerta Ana Carolina Santelli, coordenadora-geral do Programa Nacional de Controle da Malária do ministério.

Para a coordenadora, os profissionais de saúde devem perguntar aos pacientes se eles viajaram ou trabalharam em regiões do Brasil e de outros países onde há grande registro de casos de malária, como na Amazônia, Ásia e África. A pergunta ajuda na triagem de quem pode estar infectado. “É o caso de funcionários de grandes empresas que trabalham em vários países e aparecem com suspeita da doença”, explica.

Com apenas uma gota de sangue, o teste rápido identifica a malária em 30 minutos. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, febre alta e calafrios. Se não for tratada, a doença pode evoluir para um quadro grave e levar à morte. A transmissão se dá pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, que é infectado ao sugar o sangue de uma pessoa doente. O criadouro preferido é o igarapé com água limpa e parada. A malária tem tratamento e cura. Não existe vacina.

Embora a taxa de letalidade seja superior fora da Amazônia, a maioria dos investimentos federais para a prevenção da malária tem como destino a Região Norte, por registrar alta incidência. No ano passado, o Ministério da Saúde liberou R$ 15 milhões para a instalação de 1 milhão de mosquiteiros com inseticidas em 47 municípios da Amazônia Legal - compreendida pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima, do Tocantins e de parte do Maranhão. O total de casos no Brasil passou de 610 mil, em 2005, para 290 mil, em 2011.

No Dia Internacional de Combate à Malária, celebrado hoje (25), a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede aos países que destinem mais recursos para acabar com a doença, presente em 99 nações. Os casos globais caíram entre 25% e 33% na África na última década. Apesar da queda, a OMS estima que são necessários US$ 7 bilhões anuais para controlar a malária nos próximos quatro anos. Com esse valor, estima-se ser possível salvar 3 milhões de vidas até 2015.

As mortes entre crianças preocupam. Em 2010, das 655 mil mortes decorrentes da malária em todo o planeta, 560 mil foram de crianças com menos de 5 anos de idade – equivalente a uma por minuto - principalmente em países africanos e asiáticos.
Edição: Graça Adjuto





quarta-feira, 25 de abril de 2012

População recebe serviços no dia de combate à hipertensão

Fortaleza é a segunda capital brasileira com maior percentual de adultos com excesso de peso, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada no início do mês pelo Ministério da Saúde. O excesso de peso é fator de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), entre elas a hipertensão. Diante desse quadro, a Secretaria da Saúde do Estado fará mobilização nesta quinta-feira, 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, na Praça José de Alencar, das 8 às 12 horas, para alertar, informar e orientar a população sobre os perigos da doença, com serviços de aferição de pressão arterial, teste de avaliação do risco para diabetes, glicemia capilar, pesagem e medição da circunferência abdominal e informações educativas sobre hipertensão arterial e suas complicações.

Dados do Ministérios da Saúde apontam que a doença atinge mais de 50% das pessoas na terceira idade, está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), inclusive a hipertensão, são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo

A hipertensão arterial é o maior fator de risco para a doença cardiovascular, principal causa de morte no Brasil e no Ceará e está associada a enfermidades como diabetes e às complicações renais. No Estado, a hipertensão arterial acomete 935 mil pessoas com mais de 30 anos de idade. Se não tratada, a pressão alta pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração, como o infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.

As pessoas com excesso de peso, que não têm alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticas ou têm familiares hipertensos correm maior risco de serem hipertensas. A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta nenhum sintoma no início da doença. Por isso, é chamada de doença silenciosa. A única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente, com aparelhos calibrados e profissionais preparados. Os principais sintomas do aumento de pressão arterial são dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz. Hipertensão arterial não tem cura. Tem controle, com acompanhamento médico, mudanças de hábitos alimentares, realização de exercícios físicos.

Uma vez feito o diagnóstico, o hipertenso deve se submeter a mudanças de estilo de vida antes de se iniciar terapia com medicamentos. As principais são:

- Redução de peso
- Iniciar exercícios físicos
- Abandonar cigarro
- Reduzir o consumo de álcool
- Reduzir consumo de sal
- Reduzir consumo de gordura saturada
- Aumentar consumo de frutas e vegetais

A Sociedade Brasileira de Hipertensão elenca os seguintes fatores de gravidade da doença:
- Anualmente, quase trezentas mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta.
- As doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de óbitos no Brasil, seguido por mortes por câncer e causas externas (como violência).
- A pressão alta é uma doença democrática que não discrimina sexo, faixa social ou idade.
- A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.
- A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
- A pressão alta é grave, também, por ser uma "inimiga silenciosa", pois muitas vezes o paciente não sente nada. As manifestações mais comuns a ela atribuídas, entre as quais dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial.
- A pressão alta não tem cura.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Programa Saúde nas Escolas dá início a uma nova etapa das Oficinas de Educação Permanente

O Programa Saúde nas Escolas do Município de Sobral, coordenado pelas Secretarias de Saúde e Educação através do Grupo de Trabalho Intersetorial que é responsável pelo Planejamento e Execução das Ações darão início à segunda etapa das Oficinas de Educação Permanente a partir do dia 20 de abril com o tema que abordará Sexualidade Infantil. As oficinas que acontecerão no Centro de Saúde da Família do bairro Sinhá Sabóia ( 20 ), no Centro de Zoonoses (26) e Auditório da Empresa COELCE (27), das 8h às 16h, têm como objetivo:

* ORIENTAR OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE EDUCAÇÃO SEXUAL NA INFÂNCIA PARA OS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO;

* DESPERTAR NOS ATORES ENVOLVIDOS A OPORTUNIDADE DE UMA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA, COM UMA METODOLOGIA PEDAGÓGICA INTEGRADA (FREIRIANA);

FORMAR EDUCADORES DE PARES COM A PROPOSTA DO PROTAGONISMO JUVENIL.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projeto destina 10% das receitas da União para a saúde

O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública já está coletando assinaturas em todo o país para caracterizar como emenda de iniciativa popular o Projeto de Lei que trata do incremento dos recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012. Lançado na terça-feira, 17 de abril, em Brasília, o movimento é liderado pela Frente Nacional por Mais Recursos para a Saúde, que já reúne 45 instituições e, no Ceará, tem o apoio da Secretaria da Saúde do Estado.


A Frente pretende coletar 1,5 milhão de assinaturas (1% do eleitorado nacional), em pelo menos cinco estados da Federação, e apresentar a matéria à Câmara dos Deputados. Depois, o projeto de iniciativa popular segue a tramitação normal no Congresso. A justificativa é de que somente com percentuais fixos de destinação de recursos para a saúde também por parte da União será possível garantir o que estabelece Constituição Federal, uma vez que estados e municípios já têm este percentual definido. O projeto altera a Lei Complementar nº 141/12, que regulamentou a Emenda Constitucional 29, não só no que diz respeito ao subfinanciamento do SUS, mas também propondo que os recursos sejam aplicados em conta vinculada, mantida em instituição financeira oficial, sob responsabilidade do gestor da saúde.

Beatriz Dobashi, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), entidade que congrega as secretarias estaduais de saúde, participou do lançamento do movimento e falou sobre a importância da participação da sociedade na campanha. “Em muitas ocasiões refletimos que sempre defendemos o SUS para nós mesmos. Nós precisávamos dessa defesa que extrapolasse os muros do sistema e chegasse até a sociedade como um todo. É importante que ela diga qual é a saúde que ela quer ter no seu país e o financiamento sem dúvida nenhuma, é uma condição imprescindível para que a gente tenha o direito à saúde garantido com a qualidade e integralidade que todos nós desejamos”, afirmou.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Calvancante, lembrou que 68% dos brasileiros dependem exclusivamente da saúde pública e que, atualmente, a União não é obrigada por lei a destinar qualquer percentual fixo de sua receita para o SUS, assim como são Estados e municípios. Segundo ele, essa foi a razão de a OAB ter decidido se engajar na campanha para, em parceria com os profissionais da saúde, levantar 1,5 milhão de assinaturas e apresentar ao Congresso o projeto de lei de iniciativa popular que prevê os 10% da Receita Corrente Bruta da União.

“Vamos arregaçar as mangas para coletar o máximo de assinaturas e pressionar legitimamente o Congresso Nacional para que aprove logo esse projeto, que tem como mérito maior o desejo de salvar vidas”, afirmou Calvalcante.
Acesse o site do movimento: www.saudemaisdez.org.br
Acesse o Manifesto do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública e o Formulário de Assinaturas.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

I Seminário do Controle Social/2012

 Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Meruoca 


No dia 19 abril de 2012 de 8 as 12 horas, será realizada no auditório do Centro de feiras e eventos na cidade de Meruoca o I Seminário do Controle Social. A programação do seminário se deu por iniciativa da plenária e da Mesa Coordenadora do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde da 11ª CRES. Tendo com proposta de pauta: o COAP – Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde. Está previsto a participação de 60 (sessenta) conselheiros de saúde representando os municípios da Área 1 - Santana do Acaraú, Massapê, Senador Sá, Uruoca, Alcântaras e Meruoca. Sabemos que para o total sucesso do I Seminário do Controle Social de 2012, se faz necessário a presença e a efetiva participação de todos para o fortalecimento do controle social no SUS.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Semana de mobilização para atualizar cartão de vacina da família

O dia “D” da Semana Mundial de Imunizações é 14 de abril, próximo sábado, mas as famílias terão uma semana inteira para nos postos de saúde atualizarem os cartões de vacinas. A mobilização da Secretaria da Saúde do Estado e das secretarias municipais de saúde, desencadeada pelo Ministério da Saúde, vai até o dia 27 deste mês, com o slogan “Por mim, por você, vacine-se!”. A ideia é atrair para os postos de vacinação toda a família, incluindo crianças, jovens e adultos. Assim, deixar os cartões de vacinação atualizados e a família toda protegida contra diferentes doenças.

Na maioria das vacinas, o Ceará atinge coberturas vacinais superiores as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A BCG, que protege contra a tuberculose, em 2011 alcançou cobertura de 101,97% enquanto a meta era de 95%. No caso da tríplice viral (difteria, tétato e coqueluche) a cobertura é ainda maior: 107,38%. Esse índice supera a meta de 95%. Contra a paralisia infantil, o Ceará chegou a vacinar 96,99% no ano passado, ultrapassando a meta de 95% de imunização em crianças com até cinco anos.

Entre as vacinas que precisam ser reforçadas na semana de mobilização para elevar a cobertura, estão a vacina contra hepatite B. Na faixa etária de jovens entre 20 e 24 anos de idade a cobertura vacinal em 2011 ficou em 40%, abaixo da meta de 95%. Os jovens são um dos públicos alvos da semana de mobilização. Ainda não têm o hábito de ir aos postos para proteger à saúde através de vacinas. Durante a semana de 14 a 27 terão a oportunidade de serem vacinados contra difteria e tétano, além da hepatite B e outras doenças.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ceará dobra número de transplantes de coração no primeiro trimestre

O Ceará realizou nos três primeiros meses de 2012 duas vezes mais transplantes de coração que o no mesmo período de 2011. Este ano, cinco pacientes receberam coração novo em janeiro, dois em fevereiro e um em março, totalizando oito transplantes no trimestre. No ano passado, o mesmo período registrou quatro transplantes realizados. O número de procedimentos em 2012 é o mesmo que o registrado em 2008, quando também foram realizados oito transplantes no primeiro trimestre. Naquele ano, o total de 31 transplantes de coração nos 12 meses foi recorde. Em 2007 foram 24 transplantes de coração, 25 em 2009, 16 em 2010 e 25 em 2011.

No ano passado, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Ceará foi o segundo estado do Brasil em transplantes de coração em termos absolutos e proporcionais. São Paulo realizou 69 transplantes do tipo, enquanto o Ceará fez 25 e o Paraná 18. Em termos proporcionais, o Distrito Federal realizou 3,5 transplantes de coração por milhão da população e, o Ceará, 3. O Paraná apareceu em terceiro lugar, com 1,7 transplantes pmp/ano. Nos anos de 2008 e 2009 o Ceará figurava como o maior transplantador de coração do país, com taxas de 3,8 e 3,0 pmp/ano. Em 2010, com 16 transplantes realizados no ano, o estado ficou em segundo do Brasil em transplantes por milhão da população, com taxa de 1,9 pmp/ano, atrás do Espírito Santo, que fez oito transplantes e registrou taxa de 2,3 pmp/ano.

No Ceará, os transplantes de coração são realizados pelo Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, hospital da rede estadual. O HM é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se nos transplantes cardíaco e pulmonar. A instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.




Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vírus da dengue pode tornar sangue humano mais atraente para mosquitos, diz estudo

DO "NEW YORK TIMES"


Uma pesquisa aponta que o vírus da dengue pode tornar os mosquitos ainda mais sedentos por sangue humano.
Cientistas da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, nos EUA, descobriram que o vírus alteraria a produção de proteínas, codificadas por 147 genes diferentes do mosquito.
Algumas dessas mudanças parecem ter tornado as antenas dos mosquitos mais sensíveis a odores, o que ampliaria a eficiência dos insetos em "caçar" humanos, o único hospedeiro mamífero do vírus. Outras alterações nos genes das glândulas salivares também tornariam mais fácil para o vírus entrar na saliva do mosquito e ficar pronto para ser injetado na corrente sanguínea quando o inseto pica uma pessoa.
Os testes foram feitos com um chip de DNA. Pedacinhos do DNA do Aedes aegypti foram colocados em uma placa de vidro, onde os cientistas verificaram quais genes do mosquito estavam ativos. Mas, quando os pesquisadores tentaram replicar o resultado em mosquitos vivos, não conseguiram provar que os insetos estavam com mais fome.
"Já que não podemos infectar humanos para nossos experimentos, achamos que é um problema com o modelo", diz George Dimopoulos, autor principal do novo estudo.
No modelo do laboratório, mosquitos beberam sangue infectado de uma membrana e tiveram camundongos a disposição para picar. "Mosquitos se alimentam de outros animais se estiverem com fome, mas eles não são um de seus pratos favoritos", disse Dimopoulos.
Quase 100 milhões de pessoas são infectados com dengue todos os anos. Cerca de 15 mil morrem por causa da doença anualmente, e a maioria são crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Não há vacina ou cura.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hospital Albert Sabin seleciona crianças para Operação Sorriso

O Hospital Infantil Albert Sabin , hospital da rede estadual, promove entre os dias 24 de abril e 2 de maio, em parceria com a ONG Operação Sorriso do Brasil, um mutirão de cirurgias para correção de lábio leporino. A expedição humanitária vem dar um reforço aos procedimentos que já são realizados no hospital. Atualmente, a equipe de cirurgiões do Albert Sabin opera 30 crianças, em média, por mês.
Nos dias 24 e 25 de abril, no hospital Albert Sabin, será feita a seleção de 100 crianças que serão operadas e terão os lábios leporinos corrigidos. No primeiro dia de triagem, dia 24 de abril, serão selecionadas as crianças e adolescentes do interior do Estado. Já o dia seguinte, 25 de abril, está reservado aos pacientes de Fortaleza e dos municípios da Região Metropolitana. No dia 26, ocorrerá a divulgação da relação dos selecionados para as cirurgias reconstrutivas. As cirurgias ocorrerão entre os dias 28 de abril e 02 de maio. Os atendimentos vão iniciar a partir das 8 horas.
O Albert Sabin disponibilizará cinco salas do centro cirúrgico para a Operação. Dois cs cirurgiões do hospital, Geraldo Sérgio Teixeira e Moacir Cimort, vão participar do mutirão. Em parceria com eles, vão atuar cerca de 60 profissionais voluntários da ONG, entre brasileiros e estrangeiros, de diferentes especialidades da área da saúde, como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria, dentre outras. A coordenadora do Ambulatório do HIAS e coordenadora estadual da ação, Evelin Gondin, informa que os pacientes que ficarem de fora da Operação Sorriso 2012 vão ser avaliados e atendidos na rotina do Núcleo de Apoio ao Fissurado do hospital após o término da expedição.
Essa é décima quarta vez que o programa vai ser realizado no Ceará. Na Operação Sorriso de 2010, foram operadas 80 crianças. Desde 1997, mais de 1.500 pessoas voltaram a sorrir. A operação é relativamente rápida, em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia, o paciente está liberado para retornar para casa.
Para participar não é necessário fazer pré-inscrição, basta comparecer ao local nos dias indicados levando documentos. A hospedagem, o transporte e a alimentação dos pacientes e familiares que vierem de fora da cidade também serão fornecidos sem custo. Para isso, a ONG conta com o apoio da Marinha do Brasil e das casas de apoio Casa do Menino Jesus e Lar Amigos de Jesus.

LÁBIO LEPORINOS
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 650 crianças nasce com fissura lábiopalatina no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um defeito congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. As conseqüências da fissura na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Freqüentemente, observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.
Além do Hospital Infantil Albert Sabin, o projeto é realizado em parceria com Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Saúde, Associação Beija-flor, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, Casa do Menino Jesus, Lar Amigos de Jesus, Comitê de Combate a Fome pela Vida (COEP), Colgate-Palmolive, ETHICON, Johnson & Johnson, F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI.

SOBRE A OPERAÇÃO SORRISO
A Operação Sorriso é a maior organização mundial dedicada exclusivamente a crianças portadoras deformidades faciais, com atuação em 60 países, e mais de 200.000 crianças operadas. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 73.000 exames e avaliações especializadas e mais de cinco mil cirurgias em dez estados brasileiros. Estes atendimentos refletem milhares de histórias de superação, dedicação e amor ao próximo.
Em 2011, foram realizados mais de 4 mil exames multidisciplinares especializados para crianças das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, sendo realizadas 339 cirurgias e 10 programas pós-operatórios, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para 471 crianças. Também foram realizados três programas de treinamento para 88 profissionais de saúde dessas regiões.
A organização atua de forma independente e transparente, mantendo completa responsabilidade na coordenação dos programas, levantamento de fundos e estabelecimento de acordos com instituições e empresas parceiras. Não há financiamento governamental e os balanços financeiros estão disponíveis no site.
Para mais informações sobre a Operação Sorriso do Brasil e sobre o programa médico-humanitário, acesse: http://www.operacaosorriso.org.br/

SERVIÇO:
Operação Sorriso do Brasil 2012
Data seleção dos pacientes: 24 de abril (pacientes do Interior do Estado) e 25 de abril (pacientes de Fortaleza e Região Metropolitana)
Data divulgação dos pacientes selecionados: 26 de abril
Data cirurgias: 28 de abril a 02 de maio
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Bairro Vila União - Fortaleza / Ce)
Horário: a partir das 8h
Telefone para informações: (85) 3101-4288 (Ambulatório)
Mais informações:
Raquel Mourão
Assessora de Comunicação do Hias
(85) 9925.9444
(85) 3256.1574
Email: imprensa@hias.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Siga o @albertsabince no twitter