Páginas noticias da Saúde

quarta-feira, 16 de maio de 2012

II Reunião do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde/2012


Será realizada amanhã 17 de maio de 2012 de 8 as 12 horas no Centro de Zoonoses de Sobral a II Reunião do Fórum Microrregional de Conselheiros de Saúde. Tendo com proposta de pauta: os Recursos Financeiros do SUS e Emenda Constitucional nº 29 – Lei complementar nº 141. Está previsto a participação de 100 (cem) conselheiros de saúde representando os municípios da Microrregional de Saúde. Sabemos que para o total sucesso da II Reunião do Fórum de 2012, se faz necessário a presença e a efetiva participação de todos para o fortalecimento do controle social no SUS.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Meruoca recebe os Conselheiros para o I Seminário do Controle Social/2012.


Conselheiros de Saúde de Meruoca
No dia 19 de abril de 2012, foi realizado no Auditório do Centro de Feiras e Eventos na cidade de Meruoca, o primeiro Seminário do Controle Social. Estiveram presentes os conselheiros dos municípios da Área 1 Massapê, Alcântaras e Meruoca. Destacamos a presença do Prefeito Municipal de Meruoca - Francisco Antônio Fonteles, Secretária de Saúde – Ana Laura Aguiar, Presidente do Conselho de Saúde de Meruoca – José Cândido da Silva, Representante da CRES- José Otaviano Lopes Filho e do CESAU – Francisco Anastácio Dourado Félix. Após as falas foi apresentado um DVD sobre o COAP – Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde pelo secretário executivo José Otaviano. Foi realizado o debate sobre o DVD e na oportunidade os conselheiros de Meruoca, Alcântaras e Massapê indagaram sobre o debate de assinatura do COAP, foi respondida pelo sr. José Otaviano que o prazo estabelecido é até o dia 29 de junho de 2012. O palestrante foi o Sr. Anastácio Dourado que falou sobre o SUS que teve início logo em 1988, com a promulgação da constituição. Tudo começou na verdade em 1990 com a criação da Lei 8080 e 8142 do Controle Social. A Resolução nº333/2003 veio para consagrar o fortalecimento dos conselhos de saúde. Falou sobre a Lei complementar Nº 141 que regulamenta a EC nº 29. O objetivo do Seminário foi disseminar o conhecimento entre os conselheiros para uma maior participação no Controle Social.
Conselheiros e convidados presentes ao I Seminário do Controle Social

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Extrato de própolis inibe crescimento do câncer de próstata

Éster fenetil do ácido cafeico
Um medicamento natural, sem contra-indicações, extraído da própolis das abelhas inibe o crescimento do câncer de próstata, tanto em cultura de laboratório, quanto em tumores reais em cobaias.
Seu nome é "éster fenetil do ácido cafeico", ou CAPE (Caffeic acid phenethyl ester).
É um composto isolado da própolis, a resina utilizada pelas abelhas para remendar buracos em suas colmeias.
A própolis tem sido usada há séculos como remédio natural para as mais variadas condições, de dores de garganta e alergias a queimaduras e câncer.

· Própolis brasileira é a melhor e a mais rica do mundo

Interrupção do câncer por tempo indeterminado
Agora, pesquisadores combinaram métodos tradicionais de pesquisa do câncer com técnicas de ponta de uma área conhecida como proteômica para estudar a ação da própolis diretamente nas células.
Eles descobriram que a CAPE impede o crescimento do câncer de próstata em estágio inicial impedindo que o aglomerado de células tumorais detecte de fontes de alimentação.
"Quando você alimenta os camundongos diariamente com CAPE, os tumores param de crescer. Depois de várias semanas, se você parar o tratamento, os tumores começam a crescer novamente no seu ritmo original," disse o Dr. Richard Jones, da Universidade de Chicago (EUA).
"Ou seja, o composto não mata o câncer, mas basicamente vai parar por tempo indeterminado a proliferação do câncer de próstata," esclarece ele.
Inibição da alimentação
Os resultados sugerem que o composto da própolis interrompe a divisão celular, em vez de matar as células cancerosas.
"Parece que o CAPE basicamente inibe a capacidade das células do câncer da próstata para perceber que há alimentação disponível," disse Jones. "Elas param todas as assinaturas moleculares que sugerem a presença da nutrição, e as células deixam de ter a resposta proliferativa normal à nutrição."
A capacidade do composto para congelar a proliferação das células de câncer tornam-no um promissor co-tratamento, juntamente com as quimioterapias destinadas a matar as células tumorais.
O pesquisador alerta que serão necessários ensaios clínicos em humanos antes que o composto de própolis possa ser usado como medicamento receitado clinicamente.

Operação fumacê combate à dengue em Fortaleza até dia 12

A Secretaria da Saúde do Estado, com apoio do Ministério da saúde, desde a última segunda-feira, 7, está com 30 carros fumacês nas ruas de 119 bairros das seis regionais de Fortaleza para combater a proliferação do mosquito da dengue. Até o final da operação, dia 12, sábado, serão contemplados 18.473 quarteirões. Em março deste ano foi realizado fumacê em 33 bairros da regional III. A recomendação é de as famílias abram janelas e portas para que o inseticida possa alcançar o mosquito que está dentro de casa, nos jardins ou nos quintais.

O controle químico do mosquito da dengue é feito com pulverização espacial de inseticida fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado somente em situações de elevação dos índices de infestação predial do mosquito e de forma racional e segura. A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do Aedes aegypti. Atinge somente o mosquito adulto em pleno voo. Ou seja, o inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. Daí, a importância da população está mobilizada para ter cuidados e se proteger do mosquito. Não deve ficar esperando apenas pelo fumacê. Com a ventilação a uma velocidade de 6 Km/h, a ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia.

Este ano, até sexta-feira, conforme boletim epidemiológico elaborado e divulgado pela Sesa sexta-feira, 4 de maio, foram confirmados 7.583 casos de dengue em 96 municípios. O número de óbitos confirmados está em 13, sendo 11 na capital, 1 em Juazeiro do Norte e 1 em Canindé.
Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará