Páginas noticias da Saúde

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Contrato Organizativo mantém Ceará na vanguarda da saúde, diz Cid Gomes

Classificando de “grande pacto”, o governador do Estado, Cid Gomes, afirmou na solenidade de assinatura do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde, com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, e gestores municipais que “com o COAP o Ceará se antecipa aos outros Estados brasileiros e se mantém na vanguarda do sistema público de saúde”. Com essa afirmação, ele reforçou a declaração do ministro de que “o Ceará é o primeiro Estado a aderir as novas regras de organização do sistema de saúde, marcando a história do SUS, com um novo instrumento mais sólido que define as condições gerais e específicas de cada um dos três níveis de governo – federal, estadual e municipal. Para fundamentar a trajetória de vanguarda do Ceará, o governador lembrou das pioneiras e inovadoras políticas do Ceará, com a implantação dos Agentes Comunitários de Saúde do Programa Saúde da Família.



Alexandre Padilha disse que “nenhum município tem condições sozinho de atender, de forma integral, à saúde da população”. Segundo destacou, os municípios que cumprirem as metas previstas no COAP, atendendo com mais qualidade à população e contribuindo para melhorar o índice de desempenho do SUS, vão receber mais recursos. O ministro destacou ainda a força dos trabalhadores do SUS: ¨a alma de uma unidade de saúde são os profissionais¨. Para formar mais especialistas no Ceará, ele anunciou que o Ministério da Saúde, ampliará de 50 vagas para 100 vagas as especialidades médicas em diferentes áreas, entre elas ortopedia, pediatria, cirurgia, especialmente para o interior do Estado.


Rede de assistência

Cid Gomes comentou que o COAP chega no momento em que no Ceará está construindo a melhor rede de assistência à saúde do país. O governador citou três fatores de segurança para a sustentabilidade da nova rede de assistência, formada por 4 hospitais regionais, 22 policlínicas regionais, 18 novos Centros de Especialidades regionais (CEOs), 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas): parceria permanente com o Ministério da Saúde, vivência com as gestões municipais - que permite colher bem o que plantamos, e o funcionamento pleno dos consórcios públicos de saúde na gestão compartilhada das policlínicas e CEOs regionais.

No Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde, instrumento previsto no Decreto 7.508, diretrizes, metas e indicadores ficam claramente definidos no documento, que serve de instrumento de planejamento, gestão compartilhada e controle social. O Decreto 7.508, assinado pela presidenta Dilma Rousseff em junho do ano passado, institui mecanismos para a melhoria de acesso e da prestação de serviços no SUS. O decreto define e consolida o modelo de atenção regional, em que municípios vizinhos deverão se organizar para ofertar atendimento de saúde às suas populações.

O Ceará tem 22 regiões de saúde. As quatro primeiras a formalizar o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde são as regiões de saúde de Maracanaú, com oito municípios, de Sobral, 24 municípios, de Tauá, quatro municípios, e Brejo Santo, nove municípios. Mas todas as regiões estão mobilizadas e sendo preparadas para assinar o novo Contrato.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Campanha atualiza vacinação de crianças com menos de 5 anos

Na Campanha Nacional de Multivacinação para atualizar o esquema vacinal de todas as 14 milhões de crianças menores de 5 anos, o Ceará quer atrair para os postos de saúde 656.647 crianças de zero a 4 anos 11 meses e 29 dias, no período de 18 a 24 deste mês. Terão o cartão de vacinas avaliado e o esquema vacinal atualizado. Nos postos de saúde estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de imunização da criança. O sábado, 18 de agosto, será o dia de mobilização nacional da campanha.

Para o Dia D da campanha, além dos 2.113 postos fixos da vacinação em todo o Estado, haverá 497 postos volantes. Cerca de 32 mil profissionais do Estado e dos municípios estarão envolvidos na campanha, principalmente enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e motoristas. A multivacinação é a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para oferecer em um único momento à toda a população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de ampliar a cobertura vacinal. A campanha também vai identificar as crianças de seis meses a 5 anos de idade com deficiência de vitamina A e distribuir o suplemento vitamínico para esse grupo.

Vacinação na Sesa
Um posto de vacinação funcionará na sede da Secretaria da Saúde do Estado, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 às 17 horas do dia 18 de agosto. Com a meta de vacinar, de forma seletiva, todas as crianças menores de 5 anos, a campanha de multivacinação objetiva aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada, melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios, manter a eliminação do sarampo e da poliomielite e reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis, conforme o calendário básico de vacinação das crianças menores de 5 anos.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sesa faz alerta, em restaurante, sobre riscos do colesterol elevado

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, quarta-feira, 8 de agosto, a Secretaria da Saúde do Estado vai mobilizar frequentadores do restaurante e os funcionários para adoção de hábitos de vida saudável. Das 11 às 14 horas, médicos, nutricionistas e educadores em saúde darão orientações no restaurante que funciona dentro da Sesa sobre o controle das taxas de colesterol no organismo a partir da alimentação saudável. Com o objetivo de despertar para o hábito de incluir frutas e verduras no cardápio diário, o restaurante terá decoração temática. Na saída, após o almoço, cada consumidor receberá uma fruta representando a sobremesa saudável. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e sociedades médicas recomendam ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg (miligramas) para a população em geral e menor que 200 mg para pessoas com histórico de doenças cardíacas.

Cerca de 40 milhões de brasileiros têm colesterol alto, mas apenas 200 mil estão em tratamento. O colesterol é um dos principais fatores de risco para doenças do sistema cardiovascular. Os outros são o tabagismo, diabetes, hipertensão e sedentarismo. Atualmente, o colesterol é responsável por quase 8% das mortes causadas por doenças não-transmissíveis, o que representa cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o país.

O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado. Ele também está contido em determinados alimentos, como ovos, carnes e derivados de leite. Quando o indivíduo ingere esses alimentos, a taxa de colesterol em seu sangue aumenta. O colesterol é transportado no sangue pelas lipoproteínas. A porção do colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) transporta o colesterol para o organismo. A porção do colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade) remove o colesterol da corrente sanguínea.

O acúmulo de colesterol pode ser depositado nas artérias, tornando-as mais estreitas. A alta quantidade de colesterol nas paredes de uma artéria pode entupi-la, obstruindo o fluxo sanguíneo. Se uma artéria que fornece sangue ao coração entupir, a pessoa pode ter um ataque cardíaco. Se for uma artéria que fornece sangue ao cérebro, pode ocasionar um derrame. O melhor nível de colesterol total é abaixo de 200. Se estiver entre 200 e 239, a pessoa corre risco de ter ataque cardíaco ou derrame. Já os níveis de 240 ou superiores significam aumento de risco de doença cardíaca.

Os níveis de colesterol podem ser reduzidos pela alimentação saudável. A boa alimentação recomenda frutas e verduras, peixe grelhado ou assado e frango sem pele, cortes magros de carnes vermelhas e em menor quantidade, alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. Deve-se evitar frituras e limitar a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite, e os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado. Exercícios físicos também são fundamentais no controle do colesterol.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dilma: governo vai investir R$ 3,6 bilhões no Programa Brasil Sorridente

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (6) que o governo federal vai investir, até 2014, R$ 3,6 bilhões no Programa Brasil Sorridente, que prevê tratamento odontológico gratuito dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, quase 90% das cidades brasileiras contam com pelo menos uma das 21,7 mil equipes de dentistas e técnicos em saúde bucal.

“Estamos ampliando a parceria com estados e municípios. Estamos investindo cada vez mais para que a população possa tratar dos dentes desde a infância até a idade adulta. Isso significa prevenir as cáries, fazer uma obturação ou até um atendimento mais especializado, como é o caso do tratamento de canal ou de gengiva”, explicou.

No Programa semanal Café com a Presidenta, Dilma ressaltou que o atendimento, por meio do Brasil Sorridente, é feito em postos de saúde e também nos 181 consultórios móveis destinados a localidades mais pobres e mais distantes. Outras mil unidades devem ser entregues até o final de 2013. Dados do governo indicam que, em 2011, mais de 150 milhões de consultas odontológicas foram feitas no país.

“Esse número vai crescer ainda mais, porque o governo federal vai, sistematicamente, comprar mais consultórios para oferecer mais serviços nos municípios brasileiros”, disse. Um dos serviços destacados pela presidenta é a colocação de próteses dentárias, já que a estimativa é que cerca de 4,3 milhões de adultos no Brasil precisem desse tipo de atendimento. Atualmente, apenas 1.304 municípios contam com laboratórios especializados para esse tipo de serviço.

De acordo com Dilma, o governo federal vai antecipar o repasse de recursos aos estados e municípios que organizarem mutirões de atendimento odontológico voltados a populações extremamente pobres, como as que vivem em áreas rurais e em assentamentos.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

“Mamaço” é destaque na abertura da Semana do Aleitamento

Mães e filhos se destacaram na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, no HGF, não apenas por serem maioria. Mais de 60 mães e de 50 bebês participaram do afetuoso “mamaço”. Com esse ato coletivo em que todas as mães amamentaram ao mesmo tempo os filhos, a Secretaria da Saúde do Estado realizou a abertura da 21º Semana Mundial do Aleitamento Materno. Um fato que vai além do evento. As mães levaram para casa a lembrança em porta-retratos, com as fotografias delas e dos bebês, que foram impressas quase em tempo real durante o evento, eternizando o ato de amamentar.

“Em seis anos consecutivos que participamos de aberturas das semanas de aleitamento essa foi a mais animadora pela presença expressiva de mães, com sons de choros quase sincronizados vindos da plateia cheia de bebês, indicando que querem se alimentar”, disse o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele destacou que “o leite materno é tão completo, que deve ser o único alimento na vida dos bebês, sem necessidade de complementar com chás e sucos. Raramente ficam doentes”. Resgatou indicadores da Sesa que mostram a influência do aleitamento na saúde e vida das crianças: “basta a constatação de que quanto maior o índice de aleitamento menor é a Taxa de Mortalidade Infantil. Em 1997 a mortalidade infantil no Estado era de 32 por mil nascidos vivos e o aleitamento materno estava em 47%. Em 2011, com o aumento do aleitamento materno para 71,14%, a mortalidade infantil foi bastante reduzida, ficando em 13,1”.


Mais do que alimento para o corpo, Arruda Bastos comentou que “as crianças que mamam, principalmente por causa do vínculo afetivo criado com as mães, crescem mais tranquilas e seguras”. A nova campanha “Amamentar hoje é pensar no futuro”, do Ministério da Saúde, reforça exatamente a importância do leite materno não apenas na fase infantil. A campanha aborda que criança bem alimentada é melhor preparada para crescer com mais saúde e para ter um futuro melhor. Tanto o diretor do hospital, Zózimo Medeiros, como a coordenadora da saúde da criança na Sesa, Diva Fernandes, falaram sobre a naturalidade do ato de amamentar para a dupla mãe e filho. Zózimo falou que “amamentar também é ecológico”. Diva Fernandes disse que “o mundo vai ser delas, e quanto mais bebês amamentados teremos menos violência”.

Pediatria e obstetrícia no HGH
Zózimo Medeiros observou que o HGF se sentia recompensado em sediar a abertura da 21º Semana Mundial do Aleitamento Materno. Entre as 42 especialidades do hospital, estão a neonatologia, a pediatria e obstetrícia. Recebe bebês e mães que precisam de assistência mais complexa. Este ano, nasceram no HGF 1.253 bebês. Na Unidade de Pediatria, que foi ampliada e modernizada pelo governo do Estado, há 22 leitos. Na neotalogia,são 32 leitos. Para assistir às mulheres em casos de alta complexidade a Unidade de Obstetrícia, também reformada e com novos equipamentos, tem 32 leitos.


Ministério da Saúde lança campanha de amamentação

Guilherme Jeronymo

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou na manhã de hoje (1º) a Campanha Nacional de Amamentação 2012, no Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), durante a 21ª Semana Mundial de Amamentação.

Tendo como madrinha a cantora Wanessa Camargo, a campanha tem foco o aleitamento para a formação da criança. A cantora contou sua experiência como mãe de José Marcus, nascido em janeiro, e que segue sendo amamentado. Destacou a dificuldade que a mãe enfrenta ao voltar ao trabalho e a importância de colher o leite para alimentar seu filho nos períodos em que não pode estar com ele.

“Foi uma descoberta na minha vida este dom, esta dedicação que é amamentar. É um momento difícil, em que a gente fica cansada, em que a gente tem dúvidas, mas nada justifica você não amamentar o seu filho se você pode, se você tem saúde. O maior ato de amor possível é dar nosso leite para eles”, declarou a cantora.

“Estamos realizando várias ações de reforço à divulgação da importância ao leite materno, importante como alimento e como vacina”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele destacou ainda o programa federal de incentivo aos bancos de leite humano. Agora há uma rede de hospitais que recebe doação de leite materno e encaminha para crianças que não o tem de suas mães.

“A qualidade da nutrição é importante, mas o desenvolvimento do vínculo entre a mãe e o filho é fundamental para que tenhamos uma sociedade saudável”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Eduardo Vaz. Ele defende que a licença-maternidade seja ampliada de quatro meses para um ano.