Páginas noticias da Saúde

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Hospital Regional Norte visitado por representantes do controle social

O encontro no Hospital Regional Norte nesta terça-feira, 26, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado, com a participação de representantes de conselhos de saúde dos 55 municípios da macrorregião Norte, de sindicatos e associações de diferentes entidades, foi marcado por dois momentos. Após a apresentação do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, sobre o a nova rede de assistência na região, no Ceará e o perfil de atendimento do HRN, com 382 leitos, um debate promoveu troca de informações, questionamentos e esclarecimentos. No segundo momento, com a conclusão de duas horas de debate, os participantes, a grande maioria representantes do controle social, visitaram os diversos setores e unidades do maior hospital já construído no Ceará e no interior do Nordeste, com 57 mil metros quadrados de área construída. Viram de perto as unidades da pediatria, obstetrícia, UTIs, centros cirúrgicos e centro de imagens.

Enfático e propositalmente redundante para disseminar também entre representantes do controle social que o Hospital Regional Norte foi construído para agregar serviços até então inexistentes na macrorregião, Arruda Bastos disse: “Nenhum município deve reduzir serviços de saúde. Nenhum Hospital Polo vai diminuir esse ou aquele atendimento. Nenhum Hospital de Pequeno Porte pode fechar algum serviço. O HRN veio para somar. Veio para garantir à população de 1 milhão e meio de habitantes especialidades e exames antes só feitos na rede pública, em Fortaleza”. Ele pontuou que “os conselhos de saúde são muito importantes no funcionamento do hospital. Tanto podem ajudar para que nenhum serviço já existente nos municípios sejam reduzidos como podem contribuir na divulgação do perfil do HRN, que é de alta complexidade”.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Seminário Estadual de Auditoria do SUS reunirá 500 participantes




A Secretaria da Saúde do Estado realizará nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, o III Seminário Estadual de Auditoria do SUS, que deverá reunir 500 participantes entre auditores do Sistema Único de Saúde no Ceará, técnicos do Ministério da Saúde e do Tribunal de Contas da União (TCU), prefeitos e secretários municipais de saúde. No dia 28 será realizado o I Encontro Estadual de Auditores do SUS, que aprovará a Carta do Ceará, contemplando os compromissos pactuados para efetivação da auditoria nas três esferas de gestão do SUS.

As inscrições para os dois eventos já estão abertas e devem ser feitas pela internet. Para se incriver no  III Seminário Estadual de Auditoria do SUS, o link é http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=10306

. Para a inscrição no I Encontro Estadual de Auditores do SUS, os interessados devem acessar o endereço eletrônico http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=10311.

Conforme definido na Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS), a auditoria é um instrumento de gestão para fortalecer o SUS, contribuindo para a alocação e utilização adequada dos recursos, a garantia do acesso e a qualidade da atenção a saúde oferecida aos cidadãos. A atividade de auditoria reúne técnicas para avaliar a gestão pública de forma preventiva e operacional, sob os aspectos da aplicação dos recursos, dos processos, das atividades, do desempenho e dos resultados obtidos. O objetivo é aumentar a garantia da transparência da gestão pública e prevenir a corrupção.

Assessoria de Comunicação da Sesa

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

2,6 milhões de preservativos para prevenção no carnaval do Ceará

A Secretaria da Saúde do Estado já iniciou a distribuição de preservativos para a população se proteger contra a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis no período do carnaval, que vai do dia 9 ao dia 12 deste mês.

No total, serão distribuídos 2,6 milhões de preservativos. Este ano o Ministério da Saúde traz a campanha "A vida é melhor sem aids. Proteja-se, use sempre camisinha". A população sexualmente ativa é o público-alvo da campanha, que quer chamar a atenção para o uso da camisinha em todas as relações, transformando num hábito como tantos outros comuns no dia a dia, a exemplo de escovar os dentes. O acesso é fácil. Os preservativos podem ser adquiridos em todos os municípios, nas Unidades Básicas de Saúde, mais conhecidos como postos de saúde.

Na Sesa, sexta-feira, 8, das 11 às 14 horas, aproveitando o movimento do  restaurante que funciona no interior da Secretaria, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, será feita uma mobilização para o uso da camisinha. Além de distribuição de preservativos, os frequentadores do restaurante ficarão bem informados sobre prevenção e os riscos de doenças transmissíveis, como a aids, doença crônica que tem tratamento assegurado pelo Sistema Único de Saúde.

No Ceará, desde o primeiro caso em 1983, foram notificados 11.759 casos até outubro de 2012, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Desse total, 70% foram no sexo masculino e 30% em mulheres. Somente em 2012, com dados ainda preliminares, foram confirmados 429 casos. A maioria na capital. Em 60% dos casos residentes em Fortaleza. Ou seja, 230 pessoas. No Brasil, de 1980 a abril de 2012, foram notificados 656.701 casos de aids.

Assessoria de Comunicação da Sesa