Páginas noticias da Saúde

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Profissionais da Macrorregião Norte são preparados em urgência e emergência



Na próxima sexta-feira, 23, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizará a solenidade de abertura do Curso de Capacitação em Urgência e Emergência para profissionais que atuam nos equipamentos de saúde da Rede SUS do Estado do Ceará na Macro Sobral. A solenidade acontecerá às 9h no Auditório da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

O Curso tem por objetivo capacitar 4.000 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU 192), e Pré-Hospitalar Fixo dos Municípios do Estado do Ceará no reconhecimento e prestação dos primeiros atendimentos nas situações de urgência e emergência visando a prevenção das falhas evitáveis e a diminuição da morbi-mortalidade relacionadas à imperícia profissional.

Nas três Macro Regiões do Estado, as vagas para o Curso destinaram-se respectivamente a profissionais de nível superior (médicos e enfermeiros) e médio (técnicos/auxiliares de enfermagem, socorristas, recepcionistas, telefonistas ou maqueiros): 240 e 600 vagas em Fortaleza, 120 e 200 vagas em Sobral e 120 e 200 vagas no Cariri. A carga horária é de 100 horas/aula presenciais e 100 horas/aula a distância para profissionais de nível médio e para profissionais de nível superior, 148 horas/aula presenciais e 152 horas/aula a distância.

O Curso será realizado em atividades presenciais, mediadas por facilitadores, atividades teóricas (aulas, discussão de casos, atividades de grupo) e treinamentos práticos (exercícios simulados e/ou aprimoramento de habilidades e atitudes na realização de procedimentos em kits móveis) baseados na construção e elaboração de conhecimentos de acordo com a realidade do participante, utilizando métodos que facilitam o processo dialógico entre o facilitador e o participante. Nas atividades previstas, estão a realização de trabalhos em grupos, exposições interativas, análise e estudo de situações problema, estudos dirigidos, exibição e debate de vídeos além de atividades de educação a distância.

O currículo do Curso e a matriz curricular são elaborados e estruturados de acordo com as orientações do Ministério da Saúde para o SAMU e Regulação Médica, Acolhimento com Classificação de Risco, Incidente com Múltiplas Vítimas, Política Nacional de Humanização, Biosegurança e Segurança da Cena, Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida em Trauma, Cardiologia, Obstetrícia e Pediatria.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DA LISTA DE ALUNOS DA MACRO SOBRAL

PS.: A efetivação da matrícula deverá ser realizada na abertura da solenidade e os alunos deverão apresentar a seguinte documentação: foto 3X4, certificado de escolaridade, ficha padrão preenchida (ver modelo no site da ESP/CE) e xerox do RG .

:: Ficha Padrão (donwload)

PROGRAMAÇÃO

08h às 09h - Recebimento de Material/Inscrição
09h às 10h45 - Abertura
10h45 às 11h - Intervalo
11h às 11h20 - Apresentação dos Tutores
11h20 às 11h40 - Divisão das Turmas
11h40 às 12h - Uso da Plataforma

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Notificações de dengue diminuem 21%


A notificação de casos suspeitos de dengue no Ceará diminuiu 21% até a semana epidemiológica 20 de 2014, em relação ao mesmo período de 2013. A informação consta do Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado, que está com nova apresentação para facilitar a leitura dos dados. Conforme o boletim divulgado na sexta-feira, 16 de maio, 2.522 casos foram confirmados em 79 municípios, com destaque para Umari, Tauá, Pereiro, Alto Santo, Brejo Santo e Campos Sales, que apresentam incidência acima de 300 por 100 mil habitantes. Foram notificados 67 casos suspeitos de dengue grave, com 19 óbitos. Foram confirmados 41 casos graves e três óbitos – redução de 50% no número de mortes em relação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo com a redução dos óbitos por dengue, a Secretaria da Saúde do Estado alerta que as condições de risco para a transmissão da doença ainda permanecem. Além disso, houve crescimento de 47,5% dos casos graves de dengue confirmados em 2014, em relação ao ano anterior. A razão entre a forma clássica e os casos graves, que foi de 241 em 2012 e de 92 no ano passado, chega agora a 62. O índice indica que o número de casos graves está mais próximo do total de casos confirmados da forma clássica da doença. Por isso,  primeiros sintomas da doença (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação do Ministério da Saúde é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.

Para diminuir a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.

O trabalho de prevenção deve ser permanente tanto para os profissionais e gestores da saúde como para a população. Para o controle da doença, os prefeitos e secretários municipais de saúde devem assegurar a continuidade das ações de controle focal do mosquito, casa a casa, pelos agentes de endemias, garantir a supervisão de campo das ações de agentes de endemias e a disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI), realizar mutirão de limpeza urbana, convocando a população para colaborar.

Na área de vigilância e assistência, os municípios devem assegurar a notificação imediata de todos os casos para a vigilância epidemiológica, alertar todos os profissionais do PSF e da rede hospitalar sobre o diagnóstico e tratamento dos casos de dengue, garantir o estoque de medicamentos e material de laboratório que permita o diagnóstico e tratamento precoces e garantir o fluxo de atendimento e referência para pacientes com dengue com sinais de alarme e dengue grave.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou uma mudança na classificação dos casos de dengue, adotada pelo Brasil. O país utiliza agora somente três classificações: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave. De acordo com a nova classificação, uma pessoa que apresente duas ou mais manifestações como dor de cabeça, febre, náusea, vômitos, petéquias (pequenas manchas avermelhadas na pele) ou prova do laço positivas, já pode ser considerada como caso suspeito de dengue.

Os casos de suspeita de dengue com sinais de alarme serão identificados se o paciente, no período de efervescência da febre, apresentar um (ou mais) dos seguintes sintomas: dor abdominal contínua, sangramento das mucosas, acumulação de líquidos, entre outros. Os casos suspeitos de dengue grave serão caracterizados por choque, sangramento grave ou comprometimento grave de órgãos.

Assessoria de Comunicação da Sesa

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Abertas inscrições para o Fórum de Ouvidorias do SUS


O Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS realizará no dia 14 de maio o 11º encontro, dessa vez para promover a reflexão sobre os desafios atuais das ouvidorias públicas brasileiras e a consolidação do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS no Ceará. O XI Encontro do Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS acontecerá das 8 às 17 horas, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, e as inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico  http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=15517. O encontro pretende reunir todos os ouvidores do SUS no Estado.

Criado em setembro de 2007, por iniciativa da Ouvidoria Geral da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, o Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS constitui-se num espaço permanente de discussões sobre as ouvidorias do SUS no Estado, sendo pioneiro no país. Congrega ouvidores do SUS e articuladores do Sistema OuvidorSUS nos municípios cearenses e realiza atividades periódicas sob a coordenação de Núcleo Mobilizador, formado pela Ouvidoria Geral da Sesa e ouvidorias municipais eleitas nas reuniões do Fórum. A Rede de Ouvidorias da Sesa é composta de 48 ouvidorias em funcionamento nas unidades assistenciais e Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES).

As Ouvidorias da Sesa fazem parte da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, vinculada à Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado. Integram também o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, vinculado ao Ministério da Saúde. Compete a essas ouvidorias, dentre outras funções, acolher as manifestações dos cidadãos relacionadas às ações e serviços do SUS, encaminhar aos órgãos competentes as manifestações recebidas, acompanhar as apurações e fazer retornar aos cidadãos as informações sobre as providências adotadas. As ouvidorias devem, ainda, fornecer orientações sobre saúde, sobre o funcionamento do SUS, bem como os direitos e deveres dos cidadãos, além de implementar ações de incentivo à participação dos usuários no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS.

Os usuários do SUS podem falar com as ouvidorias da Secretaria da Saúde do Estado, incluindo hospitais, unidades e regionais de saúde pelo telefone 0800.275.1520, por carta (Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema – CEP 60060-440), ou pelo Sistema de Ouvidoria.

Informações pelo telefone (85) 3101.5226

Assessoria de Comunicação da Sesa

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Especialistas discutem no Ceará transplantes de medula óssea



O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa Científica (Ibrapec), realiza nesta quarta-feira, 7, às 20 horas, a abertura da XIV Jornada Cearense de Hematologia e Hemoterapia e do II Encontro de Transplante de Medula Óssea, no salão do auditório Palácio da Abolição. O evento ocorrerá até o dia 10 de maio no auditório do Hemoce, com abordagem de diferentes temas,  como  transplante, leucemia, medicina transfusional, aférese terapêutica e coleta automatizada de sangue, doença falciforme.

As palestras, ao longo dos três dias, serão ministradas por 41 especialistas em transplantes do país, e um médico norte-americano, da Universidade da Carolina do Sul (University of South Carolina). "A jornada é um compromisso do Hemoce com profissionais da saúde. Buscamos através dela a atualização cientifica, além de disseminar conhecimento e compartilhar experiências. Esse ano é a primeira vez que estamos realizando esse evento em parceria com o Ibrapec. Esperamos que seja ainda mais enriquecedor para os participantes", disse a diretora do Hemoce, Luciana Carlos.

Em fevereiro deste ano, o Hemoce realizou, em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio o primeiro transplante de medula alogênico do Ceará. A paciente, de 29 anos, de Tabuleiro do Norte sofria de leucemia aguda e respondeu positivamente apresentando "pega de medula" (enxertia), o que significa que a medula está funcionando normalmente, no décimo dia após a realização do procedimento. De acordo com o Fernando Barroso, o segundo transplante está previsto para este mês de maio e a paciente também é uma mulher. Já o primeiro transplante de medula autólogo, o Hemoce foi autorizado a realizar pelo Ministério da Saúde desde 2008. De lá para cá foram feitos 127 procedimentos no Ceará.

As inscrições para a jornada podem ser feitas até o dia 6 de maio.

Instruções para Inscrição na Jornada

- O participante deverá preencher a ficha de inscrição (disponível para download no site do Hemoce: www.hemoce.ce.gov.br)
- O pagamento será através de depósito bancário identificado na conta do banco Santander
- O participante terá cinco dias úteis para efetuar o pagamento da inscrição, caso não seja feito, a inscrição será cancelada.
- Enviar para a secretaria executiva, a ficha devidamente preenchida e o comprovante de depósito por e-mail ( divulgacao2@arxeventos.com.br ) ou fax (85) 4011.1575 ou 3101.2274.
- A inscrição só será confirmada com o envio da ficha juntamente com o comprovante de pagamento. Caso seja enviados apenas a ficha ou o comprovante, a inscrição ficará em aberto.
- Certifique-se de que o e-mail informado na ficha esteja correto, pois todas as informações sobre o evento serão enviadas para o mesmo.

Luiza Dantas
Assessoria de Imprensa do Centro Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce)

Saúde convoca para os três últimos dias da vacinação contra gripe


As pessoas dos grupos prioritários que ainda não foram vacinadas contra a gripe têm três dias para ficarem protegidos. A Campanha Nacional de Vacinação termina nesta sexta-feira, 9 de maio. No Ceará, até o início da tarde desta terça-feira, 6, 550 mil e 995 pessoas se vacinaram. Esse total representa 32% da meta no Estado, que é vacinar 80% do público-alvo de 1.995.760. A Secretaria da Saúde do Estado convoca as pessoas dos grupos prioritários para que procurem os postos de vacinação, alertando que a vacina é a melhor prevenção contra a doença, reduz casos graves por gripe, complicações e óbitos.

Quem deve ir aos postos para se vacinar? Os grupos prioritários são crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para todo o Brasil o Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses, que protegem contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Após a aplicação da vacina, podem ocorrer dor no local da injeção e o endurecimento leve da pele, manifestações que geralmente passam em 48 horas. A vacina não é indicada para pessoas com reação anafilática prévia em doses anteriores e a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e derivados.

Transmissão

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Entre os cuidados simples para prevenir a gripe, está a lavagem das mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Sintomas

O Ministério da Saúde lembra os sintomas da gripe: febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastro-intestinais, dor muscular intensa e prostração.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Pesquisa analisa ações de prevenção da Aids

Um dos importantes aspectos da quarta década de epidemia de Aids no Brasil refere-se à ampliação da testagem e à disponibilidade da terapia antirretroviral no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o objetivo de analisar a prática do aconselhamento em DST/Aids em sete Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) do estado do Rio de Janeiro, a aluna de doutorado em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Claudia Mercedes Mora Cárdenas desenvolveu seu estudo a partir de três eixos: as condições estruturais dos centros, os modelos de treinamento para as práticas e as narrativas dos profissionais sobre o papel do aconselhador.
Segundo a pesquisa, um dos importantes aspectos da quarta década de epidemia de Aids no Brasil refere-se à ampliação da testagem e à disponibilidade da terapia antirretroviral no SUS (foto: Peter Ilicciev)
Claudia informou que, após o lançamento do teste Elisa para HIV na década de 1980, a oferta de aconselhamento e diagnóstico para a detecção do vírus foi impulsionada pelos Centros de Controle e Prevenção da Doença e pela Organização Mundial de Saúde. “As recomendações desses organismos alicerçaram a resposta programática de múltiplos países industrializados e em desenvolvimento, incluindo o Brasil.”
 
Atualmente, a estratégia dos CTA consiste na disponibilização do exame anti-HIV e para outras DST de forma gratuita e voluntária e prover o aconselhamento como processo comunicativo de apoio emocional e preventivo. Os CTA representam o ponto inicial de enlace entre os usuários com resultado positivo e a rede de assistência às pessoas vivendo com HIV e Aids. 
 
A pesquisa de cunho qualitativo enfrentou dois desafios de distinta ordem. O primeiro, considerar o contexto programático da ampliação da testagem anti-HIV no país e suas implicações para os CTA. Segundo, operar o estudo sob o olhar dialético da relação estrutura-agente informado pela teoría da ação do sociólogo Pierre Bourdieu. Os procedimentos de coleta de dados incluiram a análise documental, a entrevista-semiestruturada e a observação participante.
 
Quanto aos aspectos estruturais que constrangem a prática do aconselhamento, a pesquisa identifica que a organização e funcionamento dos CTA delimitam o tipo das ações realizadas pelos agentes para além do aconselhamento individual pré e pós teste, como por exemplo, o CTA itinerante e as ações intersetoriais.
 
No que tange aos aspectos agenciais, explica Claudia, os agentes constroem seu próprio marco de ação em virtude da trajetória profissional e da interpretação das práticas, as quais moldam a interação junto aos usuários. “Existem variações na abordagem dos aconselhadores de acordo com as demandas dos usuários e as representações sobre o gênero, a sexualidade e a geração, entre outros”, afirmou.

A aluna ainda assinala que a ampliação do escopo da prática, para além da mudança de atitudes e práticas individuais, deve se apoiar no conceito de vulnerabilidade, o que fortalecerá os processos de formação dos aconselhadores e de organização dos serviços. “Recomenda-se a revisão do modelo organizativo e as estratégias dos CTA visando garantir o cuidado da saúde sexual e promover os direitos sexuais e reprodutivos”, destacou a estudante.
 
O estudo aponta para a importância de rever o potencial do aconselhamento incorporando nas práticas de prevenção elementos que possibilitem a abordagem do estigma e do preconceito, interferindo na tomada de decisões de procura pelo teste e o retorno aos serviços para buscar o resultado. 
 
Diante dos efeitos da descentralização da testagem e da intensificação dos estímulos para a procura do diagnóstico nas políticas nacionais - incluindo a recente adoção da diretriz do Tratamento como Prevenção no Brasil (TasP em inglês) - , de acordo com a pesquisa da Ensp, o escopo das ações dos CTA do estado do Rio de Janeiro poderia ser revisto visando à construção de modelos inovadores e efetivos, eticamente idôneos e adequados aos contextos locais. Para isso, há necessidade de promover espaços de formação permanente entre os profissionais que atuam no aconselhamento e a testagem, e também o aprimoramento das condições de trabalho dos mesmos, a fim de minimizar o estresse ocupacional e institucional. 
 
Frente à liderança do Brasil no enfrentamento da epidemia, inspirada pela perspectiva da saúde e dos direitos humanos, Claudia considera um importante desafio programático o equacionamento das recomendações internacionais sobre a ampliação da testagem - caracterizado pela concorrência entre os paradigmas do Excepcionalismo e da Normalização do exame - , as novas tecnologias preventivas e as tecnologias psicossociais. 
 
Formada em psicologia pela Universidad Nacional de Colombia (2000), Claudia Mercedes Mora Cárdenas é mestre em Saúde Pública pela Ensp (2009). Participa, desde 2007, como assistente de pesquisa no Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do IOC na área de saúde, gênero e sexualidade. Sua tese, intitulada Aconselhamento no âmbito dos Centros de Testagem do Estado do Rio de Janeiro: Uma análise das práticas e saberes na prevenção das DST/Aids foi desenvolvida sob orientação de Simone Monteiro e Carlos Otávio Fiúza (Ensp/Fiocruz).