Páginas noticias da Saúde

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Sesa divulga nota técnica sobre a Zika vírus


A febre, normalmente de evolução benigna, acompanhada de manchas vermelhas, tem outros sintomas que desaparecem após 3 a 7 dias.


alt


Leia a nota na íntegra.


Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (   selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Saúde realiza neste domingo, 5, prova da seleção para coordenadores




A Secretaria da Saúde do Estado está realizando seleção pública para coordenadores regionais de saúde, assessores técnicos e assistentes técnicos das 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES). A primeira das três etapas da seleção, a prova objetiva, já será aplicada neste domingo, 5 de julho, das 9 às 12 horas, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/Ce), na Avenida Antônio Justa, 3161 (www.esp.ce.gov.br) . As outras duas etapas são a prova de títulos, nos dias 9, 10 e 11 deste mês, e a prova situacional em grupo e entrevista individual, do dia 21 ao dia 23.

Para a prova objetiva o candidato deve comparecer à ESP/Ce com antecedência de 1 hora, ou seja, às 8 horas, com documento oficial e original de identidade, comprovante de inscrição, e caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Não serão aceitas fotocópias, mesmo que autenticadas. A localização das salas de realização das provas será divulgada na ESP/Ce, o local da prova. A divulgação do gabarito preliminar da primeira etapa está marcada para o dia seguinte após a aplicação da prova, no dia 6, próxima segunda-feira, no site www.esp.ce.gov.br . Na quarta-feira, 8 de julho, haverá divulgação do gabarito final da primeira etapa, também no site da ESP/Ce.

Os selecionados nas três etapas formarão o quadro de candidatos aos cargos integrantes da estrutura organizacional da Secretaria da Saúde do Estado. Com base no cronograma da seleção pública, o resultado final será divulgado no dia 30 de julho, no site da Escola. O acolhimento e educação permanente vêm logo em seguida, nos dias 1 e 2 de agosto.

As Coordenadorias Regionais de Saúde são órgãos de representação da Sesa nas regiões de saúde e de coordenação do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito regional. A saúde do Ceará tem cinco macrorregiões, divididas em 22 regiões. Nas CRES, além do coordenador regional de saúde, há dois assessores diretos – um assessor técnico e um assistente técnico administrativo-financeiro. Conta também com uma equipe técnica de apoio e tem as atribuições de impactar as políticas estaduais de saúde na região, assessorar a organização dos serviços nas regiões, orientar, planejar, acompanhar, avaliar e monitorar atividades e ações de saúde em nível regional. As sedes das CRES estão localizadas nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Baturité, Canindé, Itapipoca, Aracati, Quixadá, Russas, Limoeiro do Norte, Sobral, Acaraú, Tianguá, Tauá, Crateús, Camocim, Icó, Iguatu, Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte.   

Assessoria de Comunicação da Sesa














quarta-feira, 1 de julho de 2015

Mais de 5 mil testes rápidos de tuberculose em apenas seis meses



banner tuberculose 2015
No final do ano passado, o Estado foi liberado pelo Ministério da Saúde para realizar o teste rápido de tuberculose, através do GeneXpert, equipamento que permite a emissão do diagnóstico laboratorial da doença em apenas duas horas. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) foi habilitado como coordenador de seis unidades - Hospital de Messejana, Unidade Prisional Otávio Lobo, Centro de Saúde de Sobral, Centro de Especialidades José Alencar, Hospital São José e Hospital Abelardo Gadelha Rocha em Caucaia, que foram  contempladas com a instalação do equipamento. Desde a implantação do serviço, que incluiu a distribuição dos equipamentos pelo Ministério da Saúde e treinamento dos profissionais até maio deste ano, 5.412 laudos foram liberados, com 4.739 negativos e 673 positivos.


O diagnóstico da baciloscopia do escarro, um exame simples e que pode ser realizado em vários laboratórios. O processo todo, desde a chegada ao laboratório até a emissão do resultado, dura entre 24 e 48 horas. O novo exame tem alta sensibilidade e especificidade que diminuem as chances de um laudo falso negativo e ainda indica se o paciente tem resistência a rifampicina, medicamento utilizado no tratamento. Nos exames liberados, 30 pacientes apresentaram resistência.

 A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo "bacilo de Koch", cujo nome científico é Mycobacterium tuberculosis. O contágio ocorre por meio das secreções respiratórias. Doentes não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente, ao tossir, falar ou espirrar. Esses microrganismos podem ser transmitidos via aérea para pessoas saudáveis e provocar o adoecimento.

Entre os principais sintomas estão: tosse (por mais de três semanas seguidas), febre (mais comum ao entardecer), falta de apetite, perda de peso, cansaço e suores noturnos. Ao apresentar esses sintomas, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo de onde mora, para ser examinada pelo médico. A tuberculose tem cura. Para obter sucesso no tratamento é necessário tomar os medicamentos corretamente durante seis meses, sem interrupção. Os medicamentos são garantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

30.06.2015

Assessoria de Imprensa - Lacen/CIDH/IPC
Suzana de Araújo Mont'Alverne ( suzana.alverne@lacen.ce.gov.br / 85 - 3101.1488)